quarta-feira, 29 de junho de 2016

Problemas e soluções fora e dentro do Lar

Pois é, meu amigo!
Frequentemente, me falas, questionando, sobre as torpezas do mundo exterior dos homens maus que enxameiam os lugares onde frequentas, os mais diversos que se possa imaginar, qual é o papel da Doutrina Espirita nas convivências do mundo profano... e do Lar!"

Digo-te, companheiro de jornada terrena:
" - Antes de questionar a vida social, em que condenas comportamentos, usos e costumes, faça uma peregrinação nos lares, onde o amargo problema das uniões infelizes, são um verdadeiro enigma aos desavisados e ignorantes das leis de causa e efeito, quando, as almas envolvidas são surpreendidas pelos laços matrimoniais, permeando escuros labirintos da convivência à dois e, por afetos incorretos e desejos incontroláveis, acabam se unindo para aprenderem, acorrentados às tradições e convenções, em franco burilamento do espirito, sorvem o remédio intragável e necessário da convivência compulsória.
Não identificamos somente os cônjuges desafortunados, para ver, com os "olhos de ver", também, a complexidade da convivência consaguínea, onde pais não toleram filhos, filhos não toleram pais, irmãos não toleram irmãos, emitindo pensamentos de desequilíbrio, que, muitas vezes, nem sabem o porque, numa antipatia de dar dó a quem de longe testemunha, pois, as emissões das larvas deletérias da mente, atingem de cheio esses a quem deveriam amar, mas, procuram se exterminar nas ondas eletromagnéticas dos sentimentos de ódio, raiva, inveja, ciúme e despeito de todo jeito...
Os consultórios médicos de psiquiatria, psicologia, hospitais, casas de recuperação e de repouso, encontram-se lotadas destes enfermos da alma, vindos de um campo de guerra renhida, chamado lar!
Muitos adentram as casa de saúde, mas, outros, procuram as casas de caridade cristã, que são os Centros Espíritas espalhados pelos quatro cantos do orbe terrestre.
É dentro dos lares, que se pratica os mais terríveis crimes sem usar nenhuma arma, a não ser aquelas invisíveis dos sentimentos do egoismo, vaidade, orgulho e da ignorância das leis de amor, exemplificadas por Jesus no seu Evangelho...
Por isso, somos assassinos sem intenção de matar o amor e as afinidades, que a dor nos leva, um dia, a doar vida e amor incondicional, porém, para isso acontecer, teremos que passar pelo crivo das provas e expiações, dentro do reduto sagrado do lar cristão.
Tolerar e amar, compreender e perdoar, usar de bondade e renunciar: Não há outro caminho!
Somos convidados às mudanças necessárias, sem o antagonismo do passado pela rebeldia de nossos sentimentos e desejos não atendidos, quer pela lascívia ou pelo egoísmo cristalizado.
A lei de causa e efeito funciona com absoluto equilíbrio e justiça, e não há endereço errado, quando as uniões se fazem, incompreensíveis, ao nosso entendimento, mesmo aquelas, em que as separações acontecem, no decorrer da vida, que Deus nos prodigalizou na Sua Infinita Bondade!
Tudo está, redondamente, certo!
Há uma urgente necessidade de instruir-se, meditar e concluir... e o caminho é o Evangelho de N. S. Jesus Cristo, que nos apregoa:"
" Instruí-vos e amai-vos!"

Itanhaém, 30 de jun de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )


domingo, 26 de junho de 2016

Saudade traiçoeira

Saudade traiçoeira que me faz sofrer tanto,
Vivendo perdido nas minhas recordações,
Sentimento que faz descer o meu pranto,
Nas lágrimas de todas minhas emoções!

Saudade presença de quem está ausente,
Vagando na minha alma de déu em déu,
No espelho da vida... te vejo presente,
Desquitado - das delícias de um céu!

No ar, na brisa e no imenso mar,
Te vejo como um barco navegar,
Adernado no meu negro coração!

Sou um passarinho - na solidão,
Em busca de uma companheira,
Para matar a saudade traiçoeira!

Itanhaém, 27 de junho de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )

Contornos e entornos

" Se o ambiente à sua volta vibra maledicência, seja você o portador da paz e da compreensão, no silêncio da oração!"

" Se todos os seus conhecidos, amigos e parentes, vivem a incerteza do amanhã, seja você o exemplo da Fé!"

" Quando alguém vier ao seu encontro com tristeza e pessimismo, seja o propagador da alegria!"

Quando alguém bate na porta da sua alma e entra sem pedir licença, não lhe negue abrigo, apenas, compreenda a sua dor... invisível.

" É salutar comer de tudo, porém, não se empanturre comendo... quase tudo!"

" Não se importe com as dificuldades e sim com as suas causas!"

" A paz da sua consciência está nas atitudes da sua compreensão!"

" O mais importante do perdão é o esquecimento, sincero, no coração!"

" Os santos, os anjos e os querubins, foram estagiários nos umbrais da espiritualidade!"

" No calor de uma contenda, muitas vezes, não ha vencedores, somente arrependidos!"

No Evangelho, encontramos vários caminhos floridos, nas leituras pornográficas, plantamos espinhos, que colheremos um dia, meu amigo, ao separar o joio do trigo!"

" A mentira é barata: Todo mundo compra. A verdade é cara: Ninguém quer comprar! A segunda inflaciona. A primeira abaixa o preço e só vive na zona!"

" Sou, mas, quem não é? Meu nome, é José!"

" As nuvens negras, um dia vão passar, e o sol voltará a brilhar... e a gente vai se amar!"

" A paz só é conquistada com a guerra, mas, a guerra não conquista a paz, e sim, morticínio dos dois lados!"

" O amor é a sublimidade da alegria dos sentimentos, da mesma forma, que o ódio o é, das odientas tristezas e sofrimentos!"

" Raindrops keeping folling on my head !"


Itanhaém, 27 de junho de 2016

Jose Aloísio Jardim    ( Sêo Jardim )

O passe magnético


                                ( Considerações gerais )

O passe, repleto de fluidos, é o magnetismo em ação, sendo uma permuta de perispírito para perispírito, em doação e recepção recíproca, por esta razão é que, semelhante a uma doação de sangue, quando determinadas doenças podem acometer o receptor do plasma sanguíneo, assim, o passista pode transferir ao paciente os desajustes espirituais de que seja portador...
Por isso, é que determinadas situações devam ser observadas e colocadas em prática, haja vista:
Um passista não é um mágico, porém, centenas de obreiros desejam prestar colaboração neste mister, mas, permanecem estacionados, sem estudar o espiritismo-cristão e conhecer a complexidade desse mecanismo.
Não basta estudar o magnetismo para aplicar na cura orgânica ou do restabelecimento psíquico de cada criatura, que vem aos centros espíritas, para auferir deste bem precioso, que é o recebimento das energias salutares da vida, ministradas para a solução de problemas, tanto no campo espiritual quanto material.
Diversos tópicos suscitam indagações, por exemplo:
A evangelização.
O passe magnético.
A fluidoterapia, que é a água magnetizada.
Os três, formam o tripé deste recurso, empregados por Jesus, a mais de dois mil anos.
A terapêutica dos passes, acha-se integrada no espiritismo-cristão, aguardando o despertar da nossa boa vontade em trabalhar na renovação de nossos hábitos, para que tenhamos o equilíbrio de poder servir com amor e caridade.
vejamos: Jesus nos ilumina o coração e Kardec nos ilustra o raciocínio, a mente e o espirito, portanto, estudar a Doutrina Espírita, nas obras da Codificação, é mais que um dever...
Orar, ter pensamentos elevados, alimentar-se frugalmente, policiar nossas atitudes e desejos de todos os matizes, colocar amor nas nossas doações fluídicas, abster-se dos tóxicos em geral, olhar o paciente com empatia, concentrando-se para auxiliar.
Ter disciplina nos trabalhos da Casa espírita.
Quando em dúvida, por qualquer indagação, aplique a intuição, elevando seu pensamento ao Mentor espiritual da Casa, que fara a direção da mão do passista, às zonas e órgãos enfermos mais necessitados de medicação fluídica. Confie no seu mentor e a mente estará limpa para os serviços necessários de auxilio magnético e, apos, encaminhado para a fluidoterapia.
Elucidados para as causas espirituais das doenças, pelo Evangelho Segundo o Espiritismo, o paciente saberá como fazer para manter a saúde restabelecida, facultando, que cada um, aprenda a conquistá-la e mantê-la, enquanto for um exilado neste orbe de provas e expiações, de dores e prantos... necessários ao nosso progresso espiritual.
Como aplicar um passe, convenientemente?
A sua aplicação, consiste no domínio dessas forças psico magnéticas, que combinam ordens químicas e orgânicas, que ainda não nos é dado compreender, devido a nossa falta de conhecimento das verdades intrínsecas da vida espiritual, pois, como disse Shakespeare: " Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa imaginar a vossa vã filosofia!"
Basta, para isso, postar uma ou as duas mãos acima da cabeça do assistido, desde que tenhamos nos organizados interiormente, com comportamentos condizentes com a postura cristã e a moral que relatamos anteriormente.
Os fluidos, partindo das mãos, banham a epífise, percorrendo o perispírito e vitalizando o sangue, permitindo que se organize o equilíbrio desfeito, proporcionando socorro ao enfermo.
As mãos poderão serem movimentadas da parte superior da cabeça, descendo pelos braços fazendo o contorno do corpo até a altura da cintura, evitando tocar-lhe, diretamente, o corpo.
Não ha uma posição especial, nem do passista quanto do beneficiado, pois, gestos e ritualísticas, visavam infundir confiança ou desconheciam a essência espiritual que o Espiritismo cristão revela.
A simplicidade, com Jesus, exemplificada no ato da imposição das mãos, sempre debelou as enfermidades.
O paciente pode estar de pé, sentado, deitado, de braços cruzados ou abertos, de pernas cruzadas, alinhadas ou sobrepostas, pois, a sua postura física de nada altera a eficiência do passe e nem tem influência alguma sobre o seu efeito, e sim, a afinidade salutar que nasce dos dois polos: Emissor e receptor.
O estado de prece em comunhão com os planos maiores da espiritualidade, é que prevalece ao assistido e ao assistente, dando-lhes maior eficácia qualitativa.
É sabido que a vida nos dá segundo as nossas obras e, quando estamos prontos para servir, convocado pelas circunstâncias, seremos credores de crescimento e oportunidades.
Espero, de coração, que estas palavras auxiliem o leitor a encontrar o caminho para desenvolver e aplicar, em seu benefício e de todos à sua volta, transformando em valiosa ferramenta para alcançar o progresso, evoluindo espiritual e materialmente, nas chances de fazer o bem... com o passe magnético!
A vontade, sustentada por um sentimento de amor e solidariedade legítimo, desfaz toda e qualquer mazela do espírito, dissipando as energias enfermiças do portador, sob a ação eficaz do passe.
" Tudo que transcende o sobrenatural é o natural ainda desconhecido!"
" Quando a religião se entrega aos interesses econômicos, a Fé fica viúva da razão, da lógica e do bom senso, e o crente, se torna órfão da Verdade"

Itanhaém, 26 de junho de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )

Academia Itanhaense de Letras - Sessão convívio

                                ( Soneto inacabado )

Sábado, sem sol, mas, cheio de vidas,
Reunidos no espaço Heny Forssel,
Rodeado de pessoas queridas,
É como viver e estar no céu!

A AIL - é vida feliz... em vibração,
É pensamento voltado para a cultura,
Pois, em cada confrade a emoção,
Expressa - o que é uma arte tão pura!

Arte, muitas vezes - fruto da vera dialética,
Nos contos, prosas e versos, com estética,
É assim que somos nós na era cibernética!

Uma homenagem aos confrades, acadêmicos da Academia Itanhaense de Letras, da qual sou, honradamente, membro e participante desses momentos de convivência, neste orbe informatizado e robotizado, em pleno século vinte e um, onde as emoções poéticas se perdem na voragem dos tempos, que no pretérito, jazem, adormecidas, mas, na AIL se perpetua, como uma flor conhecida pelos jardins da vida, com o nome de: "Sempre viva!"

Itanhaém 25 de junho de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )



sexta-feira, 24 de junho de 2016

O encontro de um grande amor

Quando a encontrei, da primeira vez, já eramos casados:
Foi um encontro casual nos destinos das amizades, que acontecem nas encruzilhadas da vida, sem que a gente programe tais acontecimentos, mas, que fazem parte do cotidiano... cheios de "surpresinhas!" 
Ao sermos apresentados, olhamo-nos nos olhos e sentimos saudade de nós dois... 
De algo que não sabíamos o que era, invadindo nossas almas e nos causando um certo sentimento, incontrolável, percebido pelos que nos rodeavam...
E sem saber porque, nos sentíamos felizes como uma criança, quando ganha um presente ou um gesto de amor... 
E neste breve momento, viajamos por mares dantes navegados... 
Era como se estivéssemos de volta ao pretérito, dos dias em que fomos felizes, quem sabe, em outras existências...
Era como se o mundo tivesse parado e nós bebíamos do cálice enebriante das emoções adormecidas...
Foi um instante que durou uma eternidade... 
E passado esse êxtase repentino, voltamos ao mundo da realidade do presente, na convivência agradável, daqueles que eram nossos amigos e companheiros, "de copo e de cruz..." e "conversas de botequim..."
Mas, não deixamos que as lembranças do passado, cristalizadas em nossas almas imortais, fosse a razão de dores e desgostos daqueles que amamos, unidos pelo laços do matrimônio, para que a Lei de Causa e Efeito, fosse cumprida na sua íntegra, sem afetar o equilíbrio emocional de nosso cônjuge...
Hoje, sabemos quem fomos e o que, deveras, somos:
Almas gêmeas, nas afinidades espirituais, que tivemos, nesta vida, a chance da reabilitação, em coabitação fiel, com nossos "cobradores" dos deslizes do amor... em prístinas eras!
Essa  - é a história da renúncia e: 
O encontro de um grande amor!

Itanhaém, 24/06/2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Pensamentos, palavras e ações

Estou parado no trânsito do vai e vem da vida,
Pelo livre arbítrio, inconsequente, das minhas ações,
Que me anunciam... que é preciso desligar e dar partida,
No motor, em "ponto morto", das minhas veras divagações!

Muitas vezes, meus textos, me parecem que já os li, aqui, ali ou acolá, mas, nas sequências das minhas idéias, eles vão se descortinando, como se fossem realidades misturadas com fantasias, dando a impressão, que estou brincando no lusco-fusco do meu íntimo anoitecer...

Heis que começa o fim da noite,
Nos primeiros raios do alvorecer,
É o primeiro amor com seu açoite:
Palavras - de um velho bem querer!

Somos adolescentes na grande caminhada do amor,
Embrutecidos, nas trevas da ignorância.
E, às vezes - gigantes - estagiando no ódio e na dor,
Desde os primórdios, da nossa infância!

Hoje, já não tenho intimidade com o erro, pois, se erro, volto atras e começo tudo de novo, mudando e corrigindo meus pensamentos, palavras e ações!

A gente costuma pagar um alto preço quando se erra, mas, quando se tem razão, muitas vezes, é mais doloroso do que estar errado, principalmente, se o outro for uma pessoa querida!

Se eu quero eu penso e se penso eu ajo, se agir eu atraio e se atrair eu realizo, e o desejo é como se fosse uma entidade, tomando corpo e forma do que estou pensando, é criar no plano mental o que vai eclodir no plano biológico, isso, em se tratando das doenças, mas, das nossas aspirações, objetivos e metas, o processo é quase igual, diferenciando, apenas, no tempo das realizações, pela nossa vontade, fortalecida ou enfraquecida na nossa fé!
Quanto mais nos conhecermos ( Sócrates - conhece-te a ti mesmo ) e soubermos das nossas fraquezas e fortalezas ( potenciais ), mais fácil fica esse processo, porque, quando nós pensamos, frações do nosso consciente vem para o nosso laboratório mental, para que se realize o que plasmamos, construindo, no invisível, as possibilidades tanto para o bem quanto para o mal...
No fluido cósmico universal, enxameiam vibrações, energias e poderes incalculáveis, que o homem nem sonha que possam existir... A oração, é uma força vibracional, que realiza coisas inimagináveis nos dois planos da vida: Espiritual e material!
O pensamento, constrói conectado com todo o Cosmo e seres superiores, que o habitam nas múltiplas dimensões, portanto, é do conhecimento espirita e cientifico que, uma só dimensão tem de 120 a 200 bilhões de galaxias e, a nossa Via Láctea, tem de 200 a 500 bilhões de Sistemas Solares, que para atravessar a nossa galáxia, que tem uma forma oval, levaríamos 100 mil anos luz na sua distância menor, sendo que a velocidade da luz é de 300 mil km por segundo, ou seja: em um segundo a luz dá sete ( 07 ) vezes voltas em torno da terra, que tem 40.075 km de circunferência...
Pois, bem, o pensamento é uma manifestação do espírito, que para tanto, utiliza-se do seu livre arbítrio para plasmar formas, idéias e desejos no fluido cósmico universal almejando as suas realizações. E quando os pensamentos malsãos se fazem presentes na mente humana, a dor reparadora aparece para quitar os débitos contraídos, pela vontade deletéria no mal...

Por hoje, fico por a cá!

Itanhaém, 23 de jun de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )




sexta-feira, 17 de junho de 2016

Palavras de vida eterna

Senhor,  Pai de infinito amor, somos viajores da eternidade,
Buscando o progresso do espírito na romagem desta lida,
Mesmo sabendo... o quanto é tão efêmera a felicidade,
Buscamos nas palavras de vida eterna, uma saída!

Reunidos em teu nome, pedimos-Te o entendimento,
A sabedoria, a coragem, o amor... e a perseverança,
Para que possamos entender a razão do sofrimento,
Sem jamais - neste planeta - perdermos a esperança!

E ouvindo nossas preces... mostra-nos um caminho,
Através do mentor Emmanuel - nas suas exortações,
Transformando nosso palco de dores, sem espinhos!

Seu modo claro de ensinar - parece uma lanterna,
Descortinando novos rumos... nas suas orientações,
Que nós conhecemos como: Palavras de vida eterna!

Ofertório:
O Chico Xavier, tinha Emmanuel como mentor,
A Yarinha, tem o Dr Riccy, que a sustenta,
E todos eles só falam - de caridade e amor:
Para perdoar a mesma ofensa sete vezes setenta!

Um mimo ao nosso Grupo de estudos, na Seara Espírita Reluz, sobre o Livro: Palavras de vida eterna, Psicografado por Chico Xavier, através de seu mentor espiritual... Emmanuel.

Itanhaém, 17 de jun de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )


terça-feira, 7 de junho de 2016

Venha ao meu encontro, Mestre Jesus: Oração do coração cansado...

Venha ao meu encontro, Mestre Jesus!
Mostra-me Teu reino de luz,
Venha abrasar meu coração,
Cansado dos embates da lida,
Pois, o que sinto é um  frio cortante,
Muito maior do que esse inverno constante...
Venha olhar-me com Teu meigo olhar,
Para que eu possa sentir
A Tua presença...
Não me deixes no vale da dor e da indiferença!
Sem Ti... sou como ave sem ninho,
Perdida na escuridão do vendaval,
Que açoita a estrada por onde caminho,
Sozinho, nesse temporal...
Venha ao meu encontro, Divino Mestre:
Eu só preciso de Ti...
Da Tua presença...
Do Teu meigo olhar...
Das Tuas mãos estendidas,
Para me confortar...
Venha ao meu encontro,
Pois, preciso de Ti,
Como as flores precisam do polem,
Para nascer e florescer,
Como os pássaros precisam
Do ar para voar...
Como os peixes precisam das águas
Para nadar e viver...
Como a noite precisa do sol
Para alvorecer...
Sou como um nauta perdido
Num mar de abrolhos,
Esperando a salvação
Na doce meiguice
Do Teu olhar,
Emanada dos teus olhos,
Para salvar meu coração,
De filho pródigo,
Do teu amor!
Venha ao meu encontro:
" Jesus, meu Salvador!"

Ofertório:
" Ao me aproximar do final da linha do horizonte, preciso, somente, do Mestre Jesus, para designar um preposto, para me receber na imensidão do Seu Reino de Luz, onde terei para minha sequência evolutiva, uma das casas do Pai, para me abrigar, temporariamente, até seja conduzido... a nascer de novo!"
Hoje, já não estabeleço condições para servir e amar, vivendo a expectativa de um novo horizonte!

Itanhaém, 08 de 06 de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )




Melindres na Seara

Quando falo quero ser, por todos, ouvido,
E nos meus pontos de vista, ser entendido,
Não aceito de bom grado, as intervenções,
Mesmo que só venham, de boas intenções!

Sou, do jeito que sou - somente - para ser seguido,
Minhas idéias são frutos de tudo que tenho aprendido,
Portanto, fique no seu banquinho, lugar que lhe compete:
Seu palpite, eu não preciso... e nem quero o seu " confete!"

Dizem, que sou egocêntrico, de valor venal e vaidoso,
Porém, o meu maior defeito... é o melindre contumaz,
Quando sou contestado - nos meus brios de orgulhoso!

Essa é razão pela qual, desejo um armistício de paz,
Deixemos de lado as hostilidades e batalhas em vão,
Pela minha intransigência: Venho pedir-lhes, perdão!

Ofertório:
Os pontos de vista - diferentes - devem ser respeitados,
Mas, não precisam, evidentemente... serem acatados,
Somos almas, aprendendo, no caminho da expiação,
Portanto... não se melindre e perdoe o seu irmão!

Obs:
Seara - é um campo semeado ou um conjunto de pessoas, que se forma e reúne, com objetivo específico, que seja benéfico para todos!
Assim, é que, nestas reuniões, aparecem os sombrios melindres, ( que são defeitos da nossa alma )
quando nos sentimos diminuídos por palavras, que vão contra as nossas idéias, opiniões, conceitos e pensamentos...
A libertação desse estado mental, está no silêncio da compreensão e no exercício da benevolência!
E tenho dito!

Itanhaém, 06/06/2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo jardim )