segunda-feira, 16 de maio de 2016

Depressão e a perda de entes queridos

Desânimo, tristeza, sentir-se inútil ou mesmo culpado por algo que não sabe direito o que é. Pensamentos de morte ou até de suicídio. Afastamento das pessoas com as quais convive. Já falamos isso? Pois, é! Isso se chama depressão!
A depressão é um mal do século em que vivemos e pode, realmente, nos matar, pois, é um ensimesmar em si mesmo, achando que nada mais vale a pena... é o niilismo profundo, o maior buraco negro do mundo!
Perguntamos: Porque Deus faz isso comigo? A pergunta deveria ser assim: O que fiz para merecer isso?
Nos encontros da parentela consanguínea não ha enganos... É a lei de causa e feito, agindo para nossa evolução pelo aprendizado das dores, em detrimento do amor, que não conseguimos sentir, sem nada em troca pedir!
Pare de se queixar e aja como um ser que tem a vida, e vida em abundância, pois, o simples fato de estarmos vivos já é um prêmio!
Às vezes, a gente fala: Perdi a minha mãe, que dor... sim, a dor da perda de um ente querido é a maior dor superlativa que existe neste orbe de provações, expiações e dores, mas, pense de maneira diferente e olhe, por outro prisma, o mesmo fato: A morte não é o fim, é o começo de uma nova vida, e todos vamos chegar lá, mais cedo ou mais tarde, portanto, um modo de pensar positivo é procurar entender que, o que realmente, morre, é o corpo que vai apodrecer...é como se fosse uma roupa velha que a gente joga na lixeira, para vestir outra roupa nova, similar às reencarnações, que serão os corpos que os espíritos irão se revestir...
Antes de cair em prantos copiosos, leve seu pensamento, sempre, à Deus, orando assim: 
" Senhor, Abençoa nosso ente querido e guarda-o no teu amor!"
A vida continua... e em breve, vamos nos reencontrar nas paragens celestes da imensidão do universo infinito!
Diz a medicina atual, que o melhor recurso para escapar da depressão... é rir e sorrir!
Estamos doentes da alma, mas, não somos doentes da alma! Ser é diferente de estar!
O nosso pensamento é uma usina, que propaga energia, cujas ondas mentais se afinam com outras mentes, em sintonia de amor ou de dor, devido às ideias poli divergentes, que não nos deixam acertar e manter o foco, dispersando os sentimentos, no torvelinho do fluido cósmico universal, onde encontramos as almas afins, que vão se identificar com a sinuosidade de nossas incertezas e dúvidas, quando não, energias deletérias, nauseabundas e de negritude aos bulcões...
Então, tenha certeza, que o pensamento sadio e voltado à Jesus, é o lenitivo para as dores da perda dos nossos entes queridos... mas, quando não há compreensão, resignação, paciência e entendimento aos desígnios de Deus... somente a dor da depressão invade o nosso coração!
Conservemos nossa mente e pensamentos no Bem, para a produção das enzimas se faça abundante nos vitalizando a contento, o contrario acontece, quando pensamos e vivemos no mal, aí, atraímos as toxinas que nos levam aos estados doentios, dos quais somos portadores pelo nosso livre arbítrio de pensar e agir...
A pessoa enfezada, ranzinza, mal humorada, introvertida, sofre de distimia, que é um transtorno do humor, como se fosse uma irmã gêmea da depressão, por isso, a exortação para rir e sorrir, aceitando a vida como ela se apresenta, é uma premissa da Doutrina Espírita que enfoca, também, os mistérios da vida e da morte a que todos estamos submetidos... por isso mesmo, dizia Jesus: " Não vos preocupeis com o dia de amanhã, porque, o amanhã, terá os seus cuidados..."
Não sejamos tementes a Deus e sim, amoráveis à Deus!
A melhor e mais salutar profilaxia: É A ORAÇÃO -  na comunhão com o Pai - que está em todo lugar: Aqui, ali e acolá!
Depressão, distimia, mau humor, tristeza, doença e suicídio, são frutos psíquicos gerados pelo pensamento, que é energia interferindo na matéria ( corpo ), psicobiofísica: Conhecido como sistema psíquico, biológico e físico...
Pense nisto, antes de tomar atitudes esdrúxulas, pois, é a falta de FÉ no Criador de todas as coisas, que nos precipita no abismo, que nós criamos com nossas mentes voltadas aos estados negativos que chamamos de distimia e ou depressão.

Itanhaém, 16 de maio de 2016

Jose Aloísio Jardim    ( Sêo Jardim )




Nenhum comentário :

Postar um comentário