sábado, 17 de setembro de 2016

O Espiritismo e a ciência

" O Espiritismo e a Ciência se completam, reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, falta lhe apoio e comprovação!"
" A Gênese " - pág. 20

Chegam ao meu conhecimento, perguntas difíceis de responder, pois, a cada uma delas, tenho que pensar muito bem para falar sobre o assunto.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, diz que a ciência e o Espiritismo explicam-se, reciprocamente, nos seus postulados e, se algum dia a ciência disser que uma coisa é verdade comprová-la, Kardec diz, que devemos ficar com a ciência! Isso prova o quanto a Doutrina Espírita tem a certeza de sua autenticidade, através das comunicações com o mundo espiritual, que, um dia, todos teremos a certeza de que isso não é fruto da invencionice do homem e nem dos absurdos com que, "opositores, religiosos ou não", tentam descaracterizar como verdades absolutas, dizendo que são falácias, impropérios e heresias contumazes, de desavisados sonhadores e seguidores das trevas... A liberdade de imprensa e os fundamentos da Democracia, nos diz que todos temos os mesmos direitos de falar e fazer o que quisermos e, a cada um, o ônus da prova e ou a responsabilidade pela palavra falada ou escrita!
Quando, a seculos atras, se falou que o mundo era redondo, a fogueira era o caminho para as expiações, nas religiões ditas cristãs...
Se falássemos que, um dia, haveria aviões super sônicos, televisão, celular, computador e toda essa parafernália do mundo moderno, seríamos  julgados e condenados, pela Santa Inquisição ou pelo descrédito dos homens de ciência, que se achavam superiores ao que não podiam entender... Falar com os mortos, então, nem se falava...
Mas, hoje, a ciência já provou incontáveis impossibilidades, quer espirituais ou materiais, e só não vê quem não quer ou tem pensamentos e conceitos pre-concebidos sobre os assuntos, que suas mentes não conseguem, ainda, entender, mesmo usando a razão, a lógica e o bom senso. Creio que isso, faz parte da evolução e do progresso da humanidade, pois, nós não sabemos amar, perdoar, dividir, compartilhar e muito menos, "curtir..."
Somos orgulhosos e religiosos de faixada, sem compromisso com o bem do nosso semelhante e, do alto das nossas vaidades, vivemos sentados na chapa quente do egoísmo e da incredulidade, que não estuda, raciocina, observa e medita, para entender as infinitas possibilidades da vida, aqui, além e aquém...
O pensamento, são ondas eletro magnéticas, que se afinam com as outras mentes, que vibram na mesma faixa e diapasão, dando razão aos insustentáveis dogmas, que tentam aprisionar o "homo sapiens" do seculo vinte e um, que não aceita mais os laços invisíveis das cadeias que aprisionavam as idéias e a liberdade de ser. Foi-se o tempo... embora, comprazer-se nas ilusões, quimeras e utopias, é um direito de exercício do livre arbítrio, para que, um dia, se pague a divida contraída pela consciência, repleta de remorso e culpas dolorosas, isso, chama-se Lei de Causa e Efeito... e não tem outro jeito, pois, o que esta feito está feito!...
"O Espiritismo é composto de uma trilogia de princípios, ou seja: Ela está estruturada e sistematizada sob os três aspectos - Científico, Filosófico e Religioso.
É necessário que estudemos com afinco, para que saiamos do estado de ignorância em que nos afundamos, e compreendamos as mais pequeninas e importantíssimas insignificâncias.
A fé do espírita é inabalável, porque está assentada na evidência e na demonstração, e porque satisfaz a razão... Tal é a fé dos espíritas, e a prova de sua força é que se esforçam por se tornarem melhores, domarem suas inclinações más e porem em prática as máximas do Cristo, olhando todos os homens como irmãos, sem acepção de raças, de castas, nem de seitas ( religiões ) perdoando seus inimigos, retribuindo o mal com o bem, a exemplo do Divino Mestre Jesus!
Investigamos, racional e cientificamente, os fatos que revelam as comunicações dos homens com os espíritos. Temos absoluto respeito à diversidade humana tal como entendia Jesus, sem preconceitos de nenhuma espécie : de cor, etnia, sexo, crença, condição social, econômica ou moral... somos eternos e incansáveis pesquisadores de tudo e de todas as possibilidades inteligíveis e ininteligíveis"
Um espirita - se conhece pela sua evolução moral, seu exemplo e sua luta, perseverante, para mudar!

Itanhaém, 22 de setembro de 2016

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )




Nenhum comentário :

Postar um comentário