( 1ª parte )
Vou transcrever alguns textos de " O homem mais inteligente da história " de autoria de Augusto Cury, que sugiro a leitura na íntegra desta obra literária maravilhosa:
* " Seria fascinante se personagem que estamos estudando não fosse fictício, mas real: um homem que tivesse nas mãos o poder político e religioso, que os lideres jamais tiveram, mas que os recusasse cabalmente, desejando apenas ser humano.
* E como ser humano desejasse transformar a humanidade... Muitos que aderem às mais diversas religiões querem ser deuses. Mas Jesus tinha fome e sede de ser humano!
* Talvez 90% das pessoas que detêm o poder, seja de que tipo for, são indignas dele. O poder as infecta, fecha o circuito da memoria, aprisiona o Eu em janelas traumáticas e asfixia sua humanidade.
* Só é digno do poder quem se curva diante da sociedade para servi-la, não que aprisiona a sociedade para que o sirva.
Mesmo pessoas aparentemente humildes ficam irreconhecíveis com o poder nas mãos.
* Muitos empregados querem ser empresários, muitos muitos empresários querem ser político, muitos políticos querem ser reis, muitos reis querem ser deuses, mas, para espanto das ciências humanas, o único homem que foi chamado de Filho de Deus queria ser humano.
* Jesus propunha uma revolução na essência da humanidade.
* Entendemos que os estragos na humanidade ao longo da história não foram produzidos por seres humanos, mas por aqueles que se postulavam deuses, que faziam guerras, ( mesmo sendo mortais ) que feriam, humilhavam e excluíam sem ter consciência de que um dia iriam para a solidão de um túmulo.
* Que bicho o mordeu? - O bicho da inteligência. A vida é um grande contrato de risco.Vence quem é resiliente, quem renuncia às ambições tolas e se prepara, minimamente, para as curvas imprevisíveis da existência.
* E o que me deixa mais surpreso é que os maiores testes a que Jesus Cristo foi submetido ocorreram porque Ele abriu a boca ao mundo para iniciar o seu projeto. Nunca havia pensado, que a cruz foi apenas a " cereja do bolo" em seu imenso sacrifício pela humanidade.
* Ele atravessou os vales sórdidos do esgotamento físico, mental e social - Quem amaria os bastidores do teatro se pudesse ser aplaudido no palco como ator principal?
* Jesus estava sem nada e sem ninguém. Fisicamente no caos, mentalmente no pó, socialmente fragmentado, mas, como vimos, recusou a usar a sua inteligência para conquistar os reinos da Terra e o poder religioso. Quem renunciaria ao poder máximo se o tivesse? Você que está lendo este texto renunciaria?
* Somos tão humildes que temos orgulho de sermos humildes.
* Ser hipócrita significa dissimular, disfarçar, representar. Todos somos hipócritas, pelo menos ao disfarçar nossos sentimentos diante das pessoas a quem amamos. Eu sou. E você não é, também, de vez em quando?
* Jesus veio transformar a humanidade, mas rejeitou os meios tradicionais: As crítica excessivas, a intimidação, o tom de voz elevado, os sermões, a punição...
* Jesus deveria ter a mais perfeita humanidade, por isso passou pelos mais traumáticos testes. Ele era o protótipo de um novo homem.
* - Não teve vontade de chutar tudo para o alto e gritar: " Deus, você não existe!?"
* Você descrê de Deus por causa do silêncio dele no tempo, enquanto eu creio em Deus pela sua ação na eternidade.
* Para mim, Deus não é omisso no presente. Ela dá a tinta e o papel, mas nós escrevemos a nossa história.
* Quanto mais sucesso um ser humano tem, mais ele terá para suportar as suas frustrações. Alguns, tolerantes no início da carreira, se tornam implacáveis quando sobem ao pódio. Não aceitam ser, minimamente, contrariados.
* O carpinteiro de Nazaré foi vaiado em sua própria casa.
*Quando ia levar os prêmios, tiraram-lhe o glamour, foi marcadamente rejeitado. Não bastava mais esculpir madeira, tinha que esculpir uma obra-prima na emoção para não se traumatizar..
* Quem nos trai: os amigos ou os inimigos? Os amigos é que nos traem. Só os amigos, aqueles em quem apostamos, podem nos apunhalar pelas costas. Ele educou a sua emoção para não se decepcionar com seus amigos e líderes sociais.
* Jesus usou duas técnicas modernas de proteção emocional: A primeira, doar-se sem cobrar demais e diminuir a expectativa do retorno; a segunda, não exigir dos outros o que eles não podem dar. "Você ajudou a muitos, mas é incapaz de ajudar de se ajudar. Herético! Falso! Impostor. Cura a ti mesmo!"
* Alguns importantes segredos do funcionamento da mente: Nos computadores somos como deuses, arquivamos e deletamos tudo o que desejamos. Mas, na mente humana isso é impossível. Tudo que detestamos é registrado de maneira privilegiada. Se você detesta alguém, essa pessoa vai dormir contigo e perturbar o seu sono. Jesus pensava estrategicamente no futuro e se preparava para suportar o insuportável. Não gastava energia emocional inútil.Crer que um simples carpinteiro, que cresceu no meio deles, mudaria o mundo, não cabia no imaginário deles. Ele estava livre, poderia decidir se calar, ir embora ou usar seu suposto poder para controlar e fascinar seus desafetos, mas, se portou como um simples ser humano. Não queria provar nada para ninguém. Quem de vocês abririam mão de seu poder quando humilhados?
* Muitos políticos e religiosos não admitem que sua autoridade seja questionada por seus liderados. Amam os aplausos, mas excluem seus críticos, todavia, Jesus tratou seus opositores com flores: Fossem críticos, prostitutas, meliantes, ladrões, malfeitores, corruptos, quer do clero, da sociedade ou da política, ninguém estava fora de sua agenda. Era gestor da sua emoção e escrevia poesias no caos.
* Queriam um libertador político, mas Jesus era um libertador dos carceres da mente.
* Os homens vendem a alma por causa do poder, se corrompem, destroem seus princípios, esmagam sua ética, se matam, controlam seus pares e fomentam guerras.
* As cruzadas, a Inquisição e tantos comportamentos agressivos indicam que, em determinados momentos da história, se construiu um Cristo à imagem e semelhança do egocentrismo de seus lideres, e ate hoje perdura o mesmo ranço da intolerância e da beligerância contumaz, que nos apraz.
Vou parar por aqui, para não ser cansativo, pois, são infinitas as realidades doutrinarias atemporais do " Homem mais inteligente da história"
ET - Onde as letras estão em itálico é porque desviei, imperceptivelmente, o tema original, para poder oferecer esta maravilhosa mensagem, deste maravilhoso escritor, que é o Ilmo. Augusto Cury, como se estivesse falando a quem estas mal traçadas linhas são dirigidas... para pensar e mudar os nossos paradigmas, conceitos e preconceitos, sobre" EcceHomo"
E tenho dito!
Itanhaém, 09 de fevereiro de 2017
Jose Aloísio Jardim ( Sêo Jardim )