* A casualidade não tem espaço nos laços de família e da parentela aderente. São oportunidades, que Deus nos dá para acertar contas nas telas do tempo, onde fomos os "lesa sentimentos..."
* O grupo familiar, no orbe terrestre, nem sempre é um jardim de flores, por vezes, é um espinheiro de preocupações e angústias nos reclamando sacrifícios.
* Nosso auxílio deve se fazer através da cooperação e do carinho, do amor e do perdão, da tolerância e da paciência, da verdadeira fraternidade na convivência, principalmente, entre os familiares no aconchego do lar.
* No Espiritismo não há dogmas. Não há castas nem estruturas sacerdotais. Não há ritualística. Não há instituições e nem pessoas que dão ordens. Não há paramentos. Não há batismo nem casamentos. Mas, há estudos, preces, conhecimentos, livre arbítrio e lei de causa e efeito, concitando todos à transformação moral e ética, para que possamos progredir espiritualmente.
* A vontade é o querer, fazer e perseverar.
* Às vezes, prestamos mais atenção nos estampidos dos trovões e das armas de fogo, e não ouvimos o cantar dos pássaros, que embevecem a nossa alma, nos momentos de dor e tristeza: Somos candidatos à depressão pela falta de fé em Deus - Todos nós, sem exceção!
* Somos relativistas moral dependente: Se os outros podem ser corruptos em alto grau, porque não posso ser em grau menor? Pois, achamos que, roubar um milhão é diferente do que afanar um pão - Ledo engano, pois, o crime é o mesmo e você é um ladrão!
* O mal nunca é relativo. O mal é sempre o mal. Nada torna boa uma ação no mal e do mal - é só verificar as Leis morais contidas no Evangelho e no Livro dos Espíritos.
* Como dizia Immanuel Kant " O mal é tudo de bom só para você e o bem é tudo de bom para todos!"
* Entendo a vingança pelo prisma do perdão, pois, infligir ao infrator um mal idêntico é, simplesmente, não ser um cristão.
* Lei Penal terrena e Lei de Causa e Efeito: Ao trânsfuga da Lei, privamo-o da liberdade, para que não cometa males maiores e contumazes, assegurando a ordem e o bem estar da sociedade, isolando e tratando o indivíduo para que, talvez, se recupere, caso contrário, confinamo-o até que aprenda pela dor, quando não é capaz de aprender pelo amor, que a moderna psicologia chama de introspecção. Isso vale para as almas reincidentes no mal, sendo aprisionadas nas síndromes de Down, na paraplegia e idiotia, que chamamos de" indivíduos especiais." São os limites da reencarnação compulsória. A dívida só é agravada quando há continuidade no erro.
* Para que tudo isso se processe a contento, é necessário que o infrator passe pelos três estágios, a saber:
- Arrependimento - Expiação - Reparação. Mas, digo mais: Transformação moral, senão, pelo livre arbítrio, se não tiver a vontade férrea de mudar, cairá no "dolce far niente" do caminho largo, que Jesus exemplificou como sendo difícil de vencer, e que, na verdade, são os nossos defeitos... a torto e a direito. É a zona de conforto que assombra a gente quando está "morto."
* Porém, o Espiritismo é um veiculo disciplinador da liberdade, pois, ele trabalha com a harmonia e a justiça, ajustando o homem às Leis de Deus.
A dor do ódio e da mágoa, só se cura com o perdão verdadeiro e esquecimento das ofensas... é difícil, mas, não é impossível - Jesus disse: " Eu venci o mundo!" e " No mundo tereis aflições, mas, Eu vos mandarei o Consolador Prometido!"
* É do ser humano ser impermanente em tudo... portanto, não desanime, siga em frente, mesmo quando a estrada pareça não ter fim, um dia, chegaremos lá e iremos colher as flores... do jardim de Alláh!
Itanhaém, 19 de janeiro de 2017
Jose Aloísio Jardim ( Sêo Jardim )