quinta-feira, 4 de maio de 2017

A Reforma íntima

Quem diria que, nos velhos tempos ( velhos? ) na mocidade, fosse eu, um  combatente ferrenho da Doutrina Espírita, por não aceitar seus postulados e sua cristalina vereda de amor e luz... era, na verdade, um perseguidor de Jesus, que assumia " a identidade de Paulo" na  estrada de Damasco, nos caminhos sinuosos do meu parco e arraigado conhecimento da Verdade, perdido nos dogmas e diretrizes opressivas do Catolicismo, que era a religião oficial - ate pouco tempo- imposta pelas autoridades civis, militares e eclesiásticas...
Data vênia, hoje sou um aprendiz, seguidor e pregoeiro do Espiritismo, portanto, ao buscar respostas para entender de onde vim, o que faço aqui e para onde vou, consegui muito mais do que isso, pois, na sequencia da evolução e progresso da humanidade ( e minha ) entendi que, a partícula do meu "eu", nada mais é do que a interseção de todos os "eus" de todos os meus semelhantes, na direção e a caminho da luz... sem exceção!
E o nosso modelo e guia, é Jesus, que nos ensina o roteiro, nas páginas do seu Evangelho, para conseguirmos chegar, mais depressa, à plenitude de um dia ser: Um Espirito de Luz!
Eis que, se faz necessário, a prática das premissas do amor e da caridade, iniciando, na Reforma Íntima, os primeiros passos para a tão almejada meta a ser alcançada, aparando as arestas da pedra bruta da nossa alma, através de alguns conceitos básicos, imprescindíveis:
* Conhecer a nós mesmos.
* Estudar constantemente.
* Dominar nossas paixões, sentimentos e emoções. 
* Exercitar a vontade, a determinação e a perseverança.
* Praticar o amor, o perdão e a caridade, incondicionalmente.
Baseio-me na leitura do livro: Fundamentos da Reforma Íntima, pelo espirito de Cairbar Schutel.Adotado no GEADI )***
Naturalmente, que haverão dificuldades nessa jornada interior, onde os nossos defeitos emergem qual lodo do fundo da lagoa, porém, a água cristalina da nossa vontade e a constante luta encetada, só depende de cada um de nós, para que o Bem triunfe sobre o mal...
Há tempo para tudo, mas, o esforço é pessoal e intransferível e, se a sua fé for do tamanho de um grão de mostarda, as montanhas das imperfeições serão extirpadas, pela nossa crença e confiança em Jesus e em Deus, nosso Pai de infinita Justiça e misericórdia.
Comentário " in passant...": O espiritismo é o futuro das religiões e, no final, haverá um só rebanho e um só Pastor, mas, até lá, a responsabilidade é nossa... e o livre arbítrio é uma dádiva do Pai, para que nós sejamos e nos façamos dignos de sermos uma "centelha" divina em direção á luz, que esplende no universo infinito, desde o micro ao macrocosmo!
Cada segundo, hora e dia, é um tempo que temos para mudar nossas emoções e sentimentos, gerenciando suas alternâncias negativas, em benefício do próximo... é um refazer-se de energias salutares, que beneficiam vitimas e algozes, comprometidos com as leis de Deus, que estão impressas na consciência de cada um, portanto, não há como fugir da lei de causa e efeito, e isso não tem jeito... a não ser que mudemos nosso nosso foco, aproveitando a chance  que temos... de nos reformarmos para o bem e o amor, sem estabelecer condições. 
Lembremo-nos: Oportunidade perdida não volta atras, apenas,  nos torna reincidente contumaz!
E como dizia Shakespeare: " - Assim é se lhe apraz!"

Oferta:
Porem - se a sua vontade for fraca e ínfima,
Não se importe, vá e comece tudo de novo:
Fazendo... a sua Reforma Intima,
Como a fênix que nasceu do ovo!

( Fênix - na Mitologia Grega, ela entrava em auto combustão e renascia das cinzas a cada 500 anos... e simboliza a Força, Imortalidade e Renascimento )

*** GEADI - GRUPO ESPIRITA DE APOMETRIA DE ITANHAÉM, dedica-se ao estudo do Espiritismo, através da Apometria, que é um conjunto de princípios e técnicas, que visam o tratamento, harmonização e conscientização dos múltiplos aspectos, que movem as energias humanas, enfocando o universo da alma, na intenção e desejo único de ajudar ao próximo em nome do Cristo, gratuitamente, sem esperar recompensa, de maneira ética e em consonância com os postulados estabelecidos por Allan Kardec, na Codificação do Espiritismo - A Doutrina do Consolador.
E tenho dito.

Itanhaém, 94 de maio de 2017

Jose Aloísio Jardim   ( Sêo Jardim )

Nenhum comentário :

Postar um comentário