quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Se voce se chamasse José

Digamos, que você se chamasse José.
José, era um homem cheio de dúvidas e de problemas, que criara em sua mente, ao longo do tempo em que vivera até a presente data... sempre achando que nada dava certo em sua vida, que não tinha charme para conquistar um grande amor, que seus amigos riam dele por traz, que era incapaz de conseguir um bom trabalho, porque jamais passaria num teste para a vaga pretendida, e assim ia desfilando o seu rosário de negatividade e de medo de viver... sua mente estava repleta de pensamentos limitadores, que o impedia de caminhar em busca de seus objetivos e de seus sonhos, acalentados desde quando era menino e, devido aos seus pensamentos, vivia em constante estado de tensão, insegurança e ansiedade, achando-se incapaz, imprestável... e infeliz, pois, se comprazia em viver lembrando do passado, das dificuldades que passara, remoendo seus erros e se revoltando contra aqueles, que eram mais bem sucedidos do que ele, entendendo que era uma vítima do mundo...  com tais atitudes, projetava no seu futuro o pessimismo e a mediocridade de sua existência... vivia na defensiva, achando que, a qualquer momento, alguém iria fazê-lo sofrer... e se acovardava perante os fatos do dia a dia, não vendo saída para nada, e até pensou em "sumir da vida" pelas vias dolorosas do suicídio, ainda bem que não o fez, pois, o livre arbítrio é o maior direito que o ser humano tem para decidir que rumo tomar, se vai ou não ficar e enfrentar o "bicho de sete cabeças", que está dentro da nossa mente...
Como última tentativa de solucionar seus "problemas", dirigiu-se a uma Casa Espírita e solicitou auxílio, cujas palavras ouviu de quem fazia o Atendimento fraterno:
" Confia sempre em Deus! Não percas a tua Fé entre as sombras do mundo. Crê e trabalha! Esforça-te no bem e espera com paciência, pois tudo passa e se renova na terra. Um dos maiores infortúnios é perder a fé, a confiança em si mesmo e em Deus.. e continuar vivendo.
Luta com unhas e dentes contra ti e procura conhecer-te. Aprende, luta e serve. Hoje a tempestade te amarfanha o rosto, mas o sol interior sempre brilhará no passar das dores, que hoje te atormenta os ideais e te impede de ver a luz, que brilha no infinito... E dois são os pilares que te sustentarão na escalada evolutiva: A Fé e a Força de vontade!
A força de vontade é o exercício do poder que todo ser humano tem de poder mudar a sua própria vida para melhor, e se não a usamos é porque temos dificuldade em vencer a inércia e transformamos essa dificuldade em impossibilidades " ad eterna." 
A Fé é o exercício da confiança em nós mesmos, na vida e em Deus! Podemos, então, mudar a nossa vida para melhor.
Nós podemos ter três tipos de comportamento perante a vida, que Deus nos prodigalizou , como dádiva do Seu amor por todos nós, que somos seus filhos diletos!
- Uma postura passiva.
- Uma postura reativa.
- Uma postura proativa.
A primeira nos leva aos sentimentos negativos, de desânimo e tristeza, medo e insegurança: tem dificuldades de recuperação das dores do corpo e do espírito imortal!
A segunda nos conduz à inércia, à descrença, aos achismos e à revolta dos acontecimentos: tem tendência a piorar as coisas e os fatos de sua vida!
A terceira nos mostra o caminho do equilíbrio, da reflexão e das possibilidades: são aquelas ( posturas ) que melhor se recuperam das dores, de todas as coisas e fatos da existência!
É na postura proativa, que o homem usa a meditação e a oração, nos momentos de dor e nas vicissitudes da vida, não deixando que os maus pensamentos, que desequilibram o seu mundo interior, e o faz se perder no mar dos sargaços dos sentimentos negativos, inspirados pelas vozes do além, que são atraídas pela Lei das afinidades, que vibra no universo infinito, em diapasão de intersecção intermitente...
Mas, ponderou a voz que que se despedia: - Perdoe aos teus semelhantes, verdadeiramente, em teu coração e à ti mesmo... não se atormente pelo remorso e a culpa, e sim, mude de vida, pois, mágoa, ódio e ressentimentos, são portas abertas para dores no porvir...
Somos sementes resistentes à germinação e famintos de luz, de amor e de Jesus... " Orai e vigiai para não cairdes em tentação" Aqui, termina a lição!"
 
José, entendeu a mensagem e tratou de mudar sua vida, passando a ser compreensivo, tolerante, e perdoar, incondicionalmente, aqueles que tanto o fizeram sofrer, e ainda o fazem... " Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem!"
 
É, José: Meus parabéns!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário