segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Fatos contumazes na empresas:Compreenda! Lute! Indigne-se!

Onde houver pessoas haverá conflitos, competitividades, inimizades e perseguições
Esta é uma razão para que saibamos e aprendamos a lidar com com pessoas difíceis e inescrupulosas.
Vejamos: Quando a situação acontece no ambiente de trabalho, é certo que influenciará a nossa produtividade, e manter a harmonia com os nossos colegas passa a ser um dos maiores desafios que teremos que enfrentar, mas, é comum que hajam desentendimentos, basta a gente não gostar da cor da roupa do outro, que lá vem a crítica, não é mesmo? E a recíproca é verdadeira...
AS PERSONALIDADES TENDEM A SE CONFLITAR, DE VEZ EM QUANDO...
O que não é saudavel é tentar resolver os problemas que aparecem, de forma impulsiva. Tenha, sempre, calma!
Os tipos de conflitos são muitos, vou citar alguns exemplos e soluções, sob a ótica de um espírito que deixou as beligerâncias e intolerâncias no esquecimento do pretérito, meio sombrio, que todos somos coadjuvantes, direta ou indiretamente...
A) Competitividade. B) Perseguição. C) Assédio moral D) Assédio sexual.
A - A COMPETITIVIDADE, é decorrente do mercado de trabalho que impulsiona o profissional para conquistar e vencer etapas que a empresa necessita para sobreviver neste mundo tão competitivo, que exige, cada vez mais um serviço ou produto de qualidade. Isso, é saudavel, mas, quando entramos no campo fértil das picuinhas e do exagero pode prejudicar não só as pessoas envolvidas como a própria empresa que incentiva essa modalidade de crescimento, pois, quando começa a prejudicar o trabalho  e a vida do outro, está na hora de rever os conceitos sobre competitividade sadia.
Está na hora de buscar apoio nos amigos, familiares e chefes diretos...
B) A PERSEGUIÇÃO está implícita na falta de diálogo, entendimento, tolerância e crença errônea sobre os nossos semelhantes, nossos colegas de trabalho, principalmente. Embora, hajam casos de perseguição no trabalho, as pessoas que se sentem assim, são conhecidas como vítimas "de graça", pois, "acham" que as pessoas as perseguem e querem a sua derrota, isso, muitas vezes, é uma visão distorcida da falta de compreensão e do dos traumas que vivenciamos por informações erradas, mentiras e fofocas, que nos atingem por não estarmos blindados contra os maldosos de plantão... e sermos um tanto ingênuos.
É preciso avaliar, friamente, os acontecimentos para cairmos nas malhas da depressão por nos achamos "perseguidos..." Para tudo há uma solução e uma explicação, portanto, busque o diálogo e enfrente tudo com coragem e determinação, "olho no olho e frente a frente", sem medo de errar!
C) O ASSÉDIO MORAL. Esqueça a polícia, pois, a legislação nãp atende , totalmente, as necessidades que o caso requer.
O primeiro passo é acumular provas de que o assédio, humilhação e perseguição, realmente, acontece, sem esquecer as testemunhas, datas, horários e outros detalhes que ache imprtante para "desmascarar" o autor.
Antes, se possível, procure um diálogo com a pessoa que vitima e tente uma espécie de "pingo no i! e fale, francamente, sobre as providências que irá tomar e as provas que possui... e se isso não adiantar é ir à luta com as provas que tem em mãos, e não tenha medo!
Ou as coisas mudam ou voce muda de emprego e entre com uma ação processando o assediador...
D) O ASSÉDIO SEXUAL. Falar, insinuar, mostrar... fazer brincadeiras de cunho sexual não é recomendado dentro das empresas e nem na vida pessoal ou social...
É preciso ter uma presença de espírito e um jogo de cintura muito bom, para não ser assediada (o) por quem quer que seja, inclusive pessoas do mesmo sexo, pois, a liberdade de ser, viver,  ir e vir é um princípio da nossa Constituição e dos Direitos Humanos, preconizados pelos maiores Órgãos de defesa do assunto em todo o mundo civilizado...
Mas, para ter os seus efeitos legais é preciso de provas visuais, escritas, gravadas em vídeo e áudio, testemunhos e outras comprovações... ( somos uma sociedade machista...) para tomar uma medida legal!
Não se omita! Não peça demissão do emprego! Entre com uma ação judicial! Faça (B.O.) boletim de ocorrência! Não fique parada (o) esperando as coisas mudarem, porque não vão mudar se voce não mudar dessa atitude de passividade, de conformismo... Indigne-se!
É a impunidade que faz com que o meliante cometa outros crimes, novamente...













Nenhum comentário :

Postar um comentário