Há uma fragilidade nos mecanismos de controles instituídos por Lei, que vai desde os Tribunais de Contas até aos Conselhos Municipais, que são ocupados por nomeações políticas e até concursos, e a sociedade representada por movimentos e associações, também, não se interessa pelo assunto: É uma pena! Isso é um atraso da sociedade, que não é esclarecida e não se interessa por seus direitos...
Na questão da Educação, os dirigentes são indicados e não querem mudanças que não sejam de acordo com os interesses pessoais, do autoritarismo e do poder de mando, achando, não raro, que a escola é dele, praticando uma gestão de acordo com uma visão pessoal e exclusivista.
Temos, no nosso país, clãs que se perpetuam no poder fazendo um governo de acordo com seus objetivos, principalmente, de malversação do erário publico.
Mas, isso, acontece em todas as áreas... E a nossa sorte, ainda, é a polícia e a política Federal, haja vista, as operações do Mensalão, Lava-jato etc e tal... pois, onde essa presença se faz presente as coisas ficam mais organizadas e entram nos eixos... por um tempo!
A incapacidade das políticas e dos políticos dos Estados e Municípios, é gritante e irresponsável!
Os Sindicatos, os Conselhos e o Legislativo, não fiscalizam os gastos das Secretarias Municipais e dos Prefeitos... e muito menos na continuidade de obras e projetos!
As associações de pais, também, se omitem, são fracas e inativas... E os filhos que... por não entenderem, que há uma grande importância de estarem atuantes, ativos, presentes, mas, demonstrando o quanto somos frágeis e atrasados nos nossos direitos, na nossa cidadania mal exercida...
Por isso, é que a política e os políticos não querem mudar nada, deixando tudo como está para ver como é que fica... Fica tudo do jeito que o diabo gosta, quer dizer, como os políticas gostam: Sem informação, sem conhecimento, sem educação e sem conscientização!
Quando um político bem intencionado: Um Prefeito, um Secretário ( de q/q pasta) bem intencionado a trabalhar pela cidade e pelo povo, são envolvidos nas teias da corrupção e do clientelismo, instituídos, pois, é isso que nós esperamos deles, não é mesmo?
Porem, se não fosse a insensibilidade dos poderes públicos, a nossa vida teria bem mais qualidade, bem mais tranquilidade, bem mais felicidade, pois, mesmo que a liberdade seja pequena, a luta contra a corrupção, autoritarismo e nossos direitos de cidadão, vale a pena!
Nós temos o poder de decidir em quem votamos ao eleger tal e qual político, mas, também, se não concordamos com essa balbúrdia de mandos e desmandos, podemos pleitear um " impeachetment", como direito constitucional e sairmos às ruas, com faixas e cartazes, expondo nosso descontentamento...
Os políticos são organizados no mal, portanto, podemos nos organizar no Bem e na Justiça.
Afinal, quem controla as políticas públicas... e os políticos?
Somos nós que os elegemos!
Nenhum comentário :
Postar um comentário