Algumas "dicas", que fazem a diferença no ambiente de trabalho:
(Todo decálogo suscita um diálogo!)
(Todo decálogo suscita um diálogo!)
1º - Nunca devemos deixar que nada atrapalhe o nosso dia a dia, pois, o momento é de trabalho e não de conversinha de bastidores, picuinhas, ressentimentos, complexo de superioridade, e outros defeitos da personalidade, portanto, policie-se, sempre!
2º - Não deixe que conflitos estrague o seu dia. Resolva-os de imediato. No momento em que acontecem, ficar remoendo os problemas, só piora as coisas!
3º - Respeite as opiniões dos seus colegas, mesmo que sejam diferentes das suas, cada um tem o seu mundo pessoal e particular, advindo de "n" momentos na vida, e o respeito cria grandes amizades, principalmente, quando se estabelece um diálogo, com troca de vivências e talentos diferentes!
4º - Seja imparcial, sem tendências pessoais, pois, é o bem de todos os companheiros de labor, que está em jogo nesta parada!
5º - O resultado do trabalho em equipe é o que importa, portanto, não queira ser o dono da verdade, participe das ideias de todos, propondo um "brain storm", e verá o quanto se pode aprender e consolidar amizades, nestas reuniões de grupos, no ambiente de trabalho!
6º - Não se acomode, saia da zona de conforto, da mesmice, pois, a vida é um vai e vem constante, e renovar, reciclar e estudar, nunca é demais, e não ocupa lugar, apenas, passamos a ter uma nova visão das coisas, do mundo e do trabalho, nos aperfeiçoando e vencendo situações que achamos impossíveis!
7º - Não sofra por antecedência. Resolva os problemas, um de cada vez, não queira abraçar tudo sozinho: Divida com seus colegas e amigos, sendo humilde e sincero!
8º - Um dos maiores desafios do mundo corporativo, são as pessoas complicadas, ranzinzas e intolerantes, e o melhor caminho para lidar com este perfil de "colegas de trabalho" é: Compreender, tolerar e auxiliar, sem desejar nada em troca! É difícil, mas, é o caminho!
9º - Nunca chame a atenção de alguém na frente de outras pessoas, isso precisa ser feito, em um momento em que estejam à sós. Somente envolva na conversa os envolvidos no "problema", além de ser de bom tom, ganhamos o respeito e a confiança dos colaboradores!
10º - O que é certo ou errado pertence ao mundo do entendimento de cada um, porém, o que está no manual, é "o caminho das pedras" para uma cobrança de procedimentos e condutas, fora disso, a gente pode ser chamado de F.D.P.
A vida em sociedade, no mundo corporativo, necessita de cuidados, para não angariarmos inimigos gratuitos, fazendo a nossa permanência na empresa, um verdadeiro terror, pois, com a mesma medida que medimos, seremos medidos, portanto, estas "dicas", vem de encontro às máximas da psicologia e das religiões cristãs, espalhadas pelos quatro cantos das terra!
E tenho dito!
Nenhum comentário :
Postar um comentário