quinta-feira, 30 de maio de 2013

Educar é preciso, sustentàvelmente...

" - Constitui entendimento comum, que o comportamento dos homens, na sociedade, é reflexo das relações familiares."
Quando o indivíduo agride a sociedade na pessoa de seu semelhante, é porque foi criado, assim, no seio der sua família, em constantes agressões, quer com palavras ou atitudes destituídas de nobreza.
Daí, a importância do papel dos pais, nos lares, educando os filhos, aparando as imperfeições de seus espíritos incultos e belicosos, que soem despertar na mais tenra infância... portanto, não se pode culpar os Educadores e as Escolas por falhas que derivam da responsabilidade dos genitores.
As Escolas e os Professores tem como competência complementar a educação, que tem seu início na intimidade do Lar.
Não é fácil educar um filho, no mundo globalizado, robotizado, informatizado de hoje, onde a mídia vende ilusões funerais nas novelas, nos comerciais e nos mais diferentes agentes de comunicação, porém, existe um fator que pode superar essa dificuldade:
A educação baseada nos princípios morais e cristãos!
Afirmam diversas religiões que todos os males tem origem no egoísmo e no orgulho: A criança apresenta, desde o berço, essas tendências através de seu comportamento, centralizando toda a atenção para si ( Manifestação do Egoísmo ) e desprezando tudo e todos, quando seus desejos não são satisfeitos ( Manifestação do Orgulho )
Estudar e combater essas manifestações é dever dos pais...  ( Vós sois como o oleiro a trabalhar a argila! )
Muitas vezes, a correção mais expressiva, dói, mas, constrói o homem do amanhã que deverá ser o gestor da Ordem e do Progresso, além do fiel da balança da Justiça e da Fraternidade!
Um filho é como um diamante oculto na imperfeição da pedra bruta, cabendo aos pais a lapidação de suas arestas, para que todos possamos nos beneficiar de sua beleza, quando exposto ao cadinho das provas e intempéries, próprias deste orbe de expiações em todos os níveis da sociedade humana...
Assim, não falou Zaratustra, mas, é óbvio que, o Lar é a Célula-Máter da Sociedade, e a Escola é o berço que os Educadores embalam, cantando canções de ninar, quando, muitas vezes, tem vontade de chorar...
" - Pais e Educadores, eduquem as crianças de hoje para que, amanhã, não seja preciso derramar lágrimas de arrependimento...
Utilizem a Tabuada do Amor, a palmatória da compreensão e o castigo do perdão!"
 
Itanhaém, 30 de maio de 2013
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário