Porque um Município não tem gestão profissional e nem prestação de contas corretas na educação?
Será por causa da pobreza e da falta de infraestrutura?
Ou é por causa da cultura política arcaica nas decisões no que se refere à educação?
Será porque os cargos são "doados" aos amigos e compromissos de campanha?
Porque não há critérios técnicos para suprir as vagas do ensino em qualquer setor ou função?
E os concursos, que são feitos e depois cancelados sem nenhuma explicação ou problema?
Quem sabe o quanto é o valor do orçamento da Educação e onde ele é aplicado, realmente?
A evasão escolar é a alegria de um político corrupto, inescrupuloso e covarde!
E o Ministério da Educação, que sabe de tudo e quase nada faz para penalizar os trânsfugas das leis e do direito dos cidadãos na inalienável razão de ter uma educação condizente com seus anseios de ser, viver e prosperar, material e espiritualmente?
Quem manda no Município é o Prefeito.
Os vereadores, estão para fiscalizar os atos do Executivo e fazer cumprir o que manda a lei de responsabilidade fiscal e as ações propostas pelos munícipes e órgãos do Governo, tais como o (PAR - 2007 ) Plano de Ações Articuladas, onde oferece recursos financeiros e técnicos do MEC, para melhorar o índice de aprovação escolar, mas, aí entram os controladores das falas dos grupos para impedir e omitir determinados fatos... Falo de um Brasil total na sua geografia física e política!
E aqueles que deveriam falar, expor e denunciar, ficam reféns de um sistema corrupto, que ameaça quem se atreve a "abrir o bico", com as represálias, que soem acontecer, devido a impunidade dos péssimos gestores do executivo e do legislativo municipal por estes brasis afora...
Quando haverá um basta nesse "modus" de vida, em que ficamos de braços cruzados, sem fazer nada como se isso fosse natural?
É ASSIM, QUE TEM INÍCIO UMA REVOLUÇÃO:
PELA PRESSÃO E OPRESSÃO... PELA CORRUPÇÃO... PELO ERÁRIO PÚBLICO EM MALVERSAÇÃO... PELO ABUSO DO PODER E DA AUTORIDADE TEMPORAL... PELO NÃO CUMPRIMENTO DAS LEIS... PELA IMPUNIDADE TOTAL E IRRESTRITA CONCEDIDA PELOS JUIZES E FOROS PRIVILEGIADOS... PELOS ALTOS SALÁRIOS "MALUFADOS..."
Outra coisa: A dança das cadeiras nos cargos de confiança - Secretários - acaba por destruir o fim pela multiplicidade desses mesmos gestores, infelizmente! Não que sejamos a favor do continuísmo nas políticas públicas, e sim numa alternância dos poderes no tempo certo... para dar continuidade aos projetos e programas de governo, elencados nas campanhas e em voga.
Não se pode esquecer que a formação deve ser condizente com as áreas sob a responsabilidade de quem quer que seja: Técnica, acadêmica e intelectual. Parentes, amigos e compromissos de campanha, só com concursos e formação na área, certo?
A baixa competência e os conchavos políticos interferentes, gera a deficiência da nossa Educação e do baixo IDEB pelos municípios brasileiros...
E os Conselhos Municipais, que nada fazem, em nada optam nas suas funções de acompanhamento e fiscalização da aplicação, correta, das verbas, devido as benesses auferidas? É outra vergonha!
A ( LDB ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação, propõe autonomia dos sistemas de ensino determinando que eles funcionem em regime de colaboração, valendo para Estados e Municípios, mas, isso, também, não acontece... Porque será?
O que os políticos e gestores mais gostam:
Taxa de analfabetismo! Evasão escolar! Taxa de abandono escolar! Escolas sem segurança e sem infra-estrutura! E um povo ignorante, sem cultura, sem conhecimento das leis e dos direitos constitucionais... verdadeiros "boizinhos de presépio", que fazem dizer amém, quer dizer:
Sim... sim... sim senhor!
Estude! Conheça seus direitos! Indigne-se!
Vou bater mais uma vez na ferida aberta, desde a época do Império, na Educação Municipal: ***Gestão ineficiente por dirigentes desinformados, mal preparados, sem formação na área!
***Dirigentes e diretores, sem autonomia financeira e seleção do pessoal sob sua responsabilidade!
***Questões político-partidárias interferindo na gestão da educação e das ações das escolas!
***Funcionamento das escolas sem infra-estruturas e de modo precário, falta material e a merenda é péssima, devido a desvios e sem fiscalização "in loco" dos valores nutricionais, cardápios, etc...!
***A maioria dos funcionários e professores, sem formação técnica na área e na função!
***Os recursos da Educação aplicado de forma aleatória, sem critérios e sem fiscalização, gerando a corrupção vergonhosa dos que deveriam administrar esses erários!"
Aqui na terra você faz e leva a vida quer, mas, após a morte, você levará a vida que levou... nos seus atos e nos fatos perpetrados pelo seu livre arbítrio... E nos encontraremos no Hades!
E tenho dito!