terça-feira, 1 de setembro de 2015

Passa lá em casa qualquer hora.



Essa assertiva, não é lá muito bem certa, não é mesmo?
Quando a gente fala para alguém ir lá em casa, não quer dizer que é para ir, apenas, essa é uma maneira, educada de se despedir de alguém, porém, há exceções, às vezes, é um convite verdadeiro e sincero...
Se, por acaso você falar, assim, para um estrangeiro, é mais que certo, que ele irá à sua casa, assim, que tiver uma oportunidade, faz parte da cultura dos povos mais adiantados, que é levar à sério, tudo que falamos, quer dizer, ao pé da letra, como dizemos por a cá!
E se formos, à casa de alguém, é de bom tom que avisemos, com antecedência, quando será a nossa visita, pois, podemos pegar os donos da casa, desprevenidos, fazendo com que passe um vexame, sem necessidade e por nossa única culpa, pela falta de educação, como soe acontecer entre os brasileiros, por estes "brasis a fora..."
Visitar alguém é um ato diplomático, que tem as suas boas maneiras e devem ser colocadas em prática, nos seus mínimos detalhes...
Hoje, quando a situação do país está com o fantasma da inflação a bater em nossas portas, temos que ter bom senso e... nunca esquecer de telefonar, avisando e perguntar se querem que levemos algumas coisas para a reunião, festa ou encontro, entre amigos e parentes, principalmente, quando somos parentes... Neste caso, não há situações "chatas", devido a aproximação, amigável ou consanguínea, entre os membros do grupo. Fale com sinceridade.
Se você for convidado e a pessoa, que o convida, disser: " A sua presença é que é importante!" Mesmo, assim, fale, abertamente, se ela quer que participe com alguma coisa, como levar bebidas ou comidas, de acordo com o teor do evento em questão, pois, é melhor errar por excesso do que por amissão ou falta... de educação!
Quem mora na praia, é comum "receber" essas visitas, inesperadas e fortuitas, que acabam por atrapalhar a rotina de quem vive no litoral, e tem compromissos com a comunidade religiosa e social, no dia a dia, com sol ou sem sol, com visitas ou sem visitas, portanto, não seja deselegante e telefone antes, pois, a surpresa, por ser de ambas as partes e criar um clima de insatisfação, que, talvez, não seja falado, o que acho pior ainda: É o silêncio gritando o engasgado!
Use, abertamente: O celular, o telefone fixo, o e-mail e o Wat sapp...
Comunique-se, nestes momentos, que podem ser bons ou ruins, dependendo da comunicação e do "aviso prévio."
Obs: Casamento, aniversário ou batizado, não vá sem ser convidado!
E não esqueça... de levar o presente!

" - Passa lá em casa qualquer hora!"

Jose Aloísio Jardim

Nenhum comentário :

Postar um comentário